No âmbito da comemoração do Centenário de José Saramago, a responsável das Bibliotecas Escolares, tem apresentado nas turmas de 3º ciclo, 7º e 8º ano, a Biografia do autor, em contexto com o currículo e com a Visita de Estudo a realizar com as turmas de 8º ano, à Fundação José Saramago no dia 15 de outubro.
Foi ainda apresentada a obra do autor, Uma Luz Inesperada, abordando aspetos relativos à infância do autor, bem como às suas raízes na ruralidade do Ribatejo e às memórias dos seus avós, às dificuldades do meio/época, à imortalidade do autor, determinantes no percurso de vida e no Homem que foi Nobel.
No âmbito do MIBE, bem como as obras sugeridas a articular com os currículos, a Biblioteca Escolar Vasco da Gama, tem apresentado às diferentes turmas inscritas no 2º, as obras, O Lápis Mágico da Malala, que remete para os Direitos das crianças, o direito à Educação e como apelo à Paz, nomeadamente nas turmas de 5º ano.
Tem também, em contexto com o Património, tema geral do Agrupamento, sido apresentada a obra de José Saramago, Uma Luz Inesperada, que aborda assuntos referentes ao Património Imaterial e ao mundo rural.
No dia 19 de outubro as docentes bibliotecárias do Agrupamento, Fátima Nunes e Rosa Martins, estiveram presentes numa reunião ao nível do Alentejo, com a coordenadora Nacional, Manuela Pargana Silva, com vista a discutir matérias relativas ao funcionamento das Bibliotecas da Rede, retomando práticas de encontros de alguns anos.
Na Biblioteca Escolar da EB nº 2, foram realizadas atividades no âmbito da atividade SCRIPTORIUM – Ser Escritor é COOL, relativa ao PAA das BEs, entre os dias 3 e 11 de outubro, de forma a comemorar o Dia mundial do Animal – 4 de outubro.
As atividades consistiram na leitura dinamizada de um conto sobre o tema e da visita dos veterinários da Câmara Municipal de Sines, para sensibilização, sobre os cuidados a ter antes de adotar um anima. A atividade foi desenvolvida em articulação com as temáticas/conteúdos abordados nas turmas pelas professoras titulares.
Na sequência das atividades com os alunos dos 2º, 3º e 4º anos, a professora da BE promoveu uma atividade de escrita criativa sobre o tema abordado, a realizar em casa, com o envolvimento dos pais e encarregados de educação e nos intervalos, na Biblioteca Escolar.
Para os alunos do Pré-escolar e do 1º ano, os alunos realizarão desenhos, pinturas, esculturas ou outros que as professoras considerem pertinentes.
Tendo em conta a atividade do PNL – TOP LEITOR que envolve alunos de todos os ciclos de ensino, os alunos do Pré – Escolar da Escola Básica nº 1, também já iniciaram as suas visitas à Biblioteca Escolar para a requisição domiciliária de livros, com o apoio das Auxiliares da sala.
De referir o seu entusiasmo na seleção, junto da professora bibliotecária Rosa Martins, para proceder à respetiva requisição.
De acordo com as ações planificadas, neste período já foi iniciada a atividade com as turmas de Pré-Escolar – sala 1 e sala 5 da Escola Básica nº 1 -, em articulação com as Bibliotecas Escolares –A Computação e a ferramenta Scratch.
Na sequência das ações planificadas – A Computação e a Ferramenta Scratch, em articulação com as Bibliotecas Escolares, ontem foi mais um dia de novas experiências digitais para os pequeninos alunos na BE da EVGA, das salas nº 3 e 4, da Escola nº 1, que se deliciaram, aprendendo histórias no computador.
No final, ainda houve um momento de visita ao espaço da BE, onde se divertiram e partilharam o momento num espaço diferente do seu dia a dia.
No dia 3 de novembro, realizou-se mais uma sessão de articulação da atividade, A Computação e a ferramenta Scratch, na Sala de Informática da Biblioteca Escolar da Escola Sede com os meninos das Salas 2 e 3 da Escola Básica nº 1.
Naturalmente que, foi uma experiência no âmbito das ferramentas digitais e em que eles se divertiram, descobrindo novas formas de aprendizagem.
No dia 10 de novembro, realizou-se mais uma sessão de Scratch na sala de Informática da Biblioteca da Escola Sede, para os meninos das salas 2, 4 e 5 da Escola Básica Nº 1.
No final da sessão, houve tempo para visitar o espaço da Biblioteca, e assistir por algum a uma aula, com alunos do 2º ciclo.
No âmbito da ação “A computação e a ferramenta Scratch” integrada, no PAA da Biblioteca Escolar realizou-se no dia 8, a atividade “Scratch e a ferramenta Makey Makey” para o Pré-escolar P1 da EB nº1.
SESSÃO FERRAMENTA SCRATCH.
Sessão do dia 30 de março com as turmas do Pré-Escolar da EBNº2 – salas 6,7 e 8.
SESSÃO FERRAMENTA SCRATCH.
Sessão do dia 23 de março com as turmas do Pré-Escolar da EBNº2 – salas 6,7 e 8.
SESSÃO Makey Makey.
Sessão com os alunos ACS no dia 15 de março – vídeo do Makey Makey e o Dino vem à Escola.
SESSÃO FERRAMENTA SCRATCH.
Sessão do dia 26 de abril com as turmas do Pré-Escolar da EBNº3 – P10.
No dia 24 de outubro comemora-se o Dia Municipal para a Igualdade. Pretende-se que todos, alunos, professores, técnicos, administrativos e assistentes operacionais, vistam no dia 24 uma t-shirt branca (ato simbólico, mas significativo).
A escola já está inscrita na Agenda Nacional de atividades previstas.
Fernanda Bilau – Coordenadora do Departamento de CSH.
Durante este mês e até ao final do ano, comemora-se o centenário do escritor José Saramago.
Deixamos aqui uma proposta de atividades para os alunos de 1º, 2º e 3º ciclos, que constam de: Biografia do autor, curiosidade “Nome Saramago”, A Maior Flôr do Mundo- Ler online, timeline de algumas obras de Saramago e vídeos (Arte Urbana – Whils, “Saramago e a Linguagem”) e atividades digitais (Scratch- Saramago para crianças, Wordwall- A Maior Flor do Mundo (1ºciclo) e Genially – Vida e obra de José Saramago).
Proposta de leitura das Bibliotecas Escolares, sobre obras de José Saramago:
Este mês de Outubro, comemora-se o mês Internacional das Bibliotecas Escolares, cujo tema é, Ler para a Paz e Harmonia Globais.
Assim, e de acordo com o tema, serão realizadas leituras dinamizadas pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento. Por outro lado, também, convidam-se as Escolas, nos diferentes ciclos a desenvolver atividades de leitura subordinadas ao tema, nas diferentes disciplinas.
SUGETSÕES DE LEITURAS 2º CICLO
Durante este mês de outubro, comemora-se o (MIBE)Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, este ano subordinado ao tema, Ler para a Paz e Harmonia Globais Tradicionais de Todo o Mundo, tendo como objetivo, assinalar o papel das Bibliotecas na educação, assim como promover o gosto pela leitura.
Como é habitual, a Rede das Bibliotecas Escolares, lança o desafio às Bibliotecas e às Escolas a participar, apresentando sugestões de trabalho e metodologias, através do Blogue e do Portal da RBE, que consistem em proporcionar a leitura, a reflexão e o diálogo. https://www.rbe.mec.pt/np4/MIBE.html
Os docentes de todos os ciclos, poderão desenvolver atividades alusivas ao tema e contar com a colaboração das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, que, apresentarão em cada Escola, junto dos docentes Equipas Pedagógicas, obras a trabalhar com as turmas, cujos temas poderão ser trabalhados em articulação, transversalmente em diferentes áreas.
Nesta Escola Vasco da Gama de Sines, a professora bibliotecária, Fátima Nunes está disponível, para realizar leituras em sala de aula e/ou na Biblioteca Escolar das seguintes obras e temas não só neste mês de Outubro mas ao longo do ano letivo:
– Rio Infinito de Mia Couto – Tema: 5º/6º ano Tema: Multiculturalidade/equilíbrio entre a terra e o mar;
– A Água e a Água de Mia Couto – 5º/7º ano Tema: Multiculturalidade/Sustentabilidade – equilíbrio;
– Um Menino Bateu-me à Porta, Manuela C. Neves 5º/6º ano – Tema: Refugiados/Multiculturalidade;
– A Cidade Verdee a Cidade Azul de Ana Maria Mittermayer- Tema: Harmonia e à convivência;
– Malala, de Malala – Tema: Os valores para a paz;
– Uma Luz Inesperada de José Saramago Tema: 5º/ 6º ano – A importância da infância das experiências da Infância na vida adulta 5º/6º/7º/8º/9ºs anos;
– A Maior Flor do Mundo de José Saramago – Tema: Importância dos valores no equilíbrio da vida humana 5º/6º/7º/8ºs anos;
– À mesa com a ficção de José Saramago: casa onde não há pão, todos ralham (quase) sempre com razão, de Ana Paula Arnaut – 8º e 9º ano: Tema: A Alimentação na Obra de Saramago;
Património de Sines – Material e Imaterial – trabalho de pesquisa;
A divulgação das leituras está inserida ainda no Projeto Escola a Ler+ 21/23, no qual as Bibliotecas do Agrupamento estão inseridas.