Bibliotecas Escolares
Hoje, Dia Mundial do Livro, concluiu-se a maratona de apresentação/entrega do Livro, “Quando o Mundo Coube na Minha Casa”, criado pelo Departamento de Educação Pré-Escolar como os seus alunos, em colaboração com as Bibliotecas Escolares, em resultado do Projeto de Escrita Criativa em Rede proposto pela Direção, no ano letivo 2021/22.
Estiveram presentes os alunos coautores, alguns já no 1º ciclo, professoras, bem como todos os pequeninos alunos do Pré-Escolar e suas Educadoras.
A coordenadora de Escola Sofia Cordeiro deu as boas vindas aos presentes e a coordenadora do Pré-Escolar, Isabel Gonçalves apresentou as linhas gerais do processo de articulação, que levou à escrita e ilustração do livro, dando os parabéns a todos os participantes.
A coordenadora das Bibliotecas Escolares, Fátima Nunes, também referiu a intervenção das Bibliotecas nesse desafio, referindo a importância, da participação dos alunos na escrita dum livro, sublinhando o papel das educadoras nesta Boa Prática, já reconhecida e premiada. Uma história construída com base no relato das emoções vividas pelos pequenos alunos, no contexto do Covid 19 e que, agora leitores, poderá ser uma ferramenta de sensibilização para a leitura e uma memória para a vida.
A professora bibliotecária do 1º ciclo, Rosa Martins, leu, também, alguns extratos mais relevantes do livro, sensibilizando todos, para a sua leitura.
Finalmente, a coordenadora Isabel Gonçalves, distribuiu o livro pelos alunos participantes, muitos, acompanhados pelos pais e familiares, que quiseram folhear e tirar fotografias para que possam ficar no seu álbum de recordações e para a vida!
De agradecer, em representação da Direção, as adjuntas, Donzília Farinha e Graça Palminha, assim como à Diretora, Bernardette Almeida que idealizou/desafiou para este Projeto e envidou esforços, para que a sua finalização resultasse na edição duma história comovente, e vivenciada por todos nós, num livro tão bonito, agora, de papel.
E assim, se comemorou em festa, o Dia Mundial do Livro, e a liberdade de criação, numa escola que se quer, de Todos e com Todos, para uma Educação Integral e Humanista.























