Hoje foi o dia de terceira cerimónia de apresentação do livro, Quando o Mundo Coube na Minha Casa, desta vez na Escola Básica de Porto Covo. Uma obra que resultou de um Projeto de Escrita Criativa em Rede, desenvolvido pelo Departamento de Educação Pré-Escolar, entre todas as Educadoras de todas as Escolas do Agrupamento, em articulação com as Bibliotecas Escolares, como tem sido partilhado em sessões anteriores.
Estiveram presentes os alunos coautores, alguns já no 1º ciclo, bem como todos os pequeninos alunos do Pré-Escolar.
A coordenadora de Escola Susana Pereira deu as boas vindas aos presentes e a coordenadora do Pré-Escolar, Isabel Gonçalves apresentou o Projeto e o seu processo de articulação na escrita em rede e na ilustração, dando os parabéns a todos os participantes.
A coordenadora das Bibliotecas Escolares, Fátima Nunes, também referiu a intervenção das Bibliotecas nesse desafio, fazendo referência à importância, dos alunos serem participantes na escrita dum livro, cuja história foi construída com base no relato das emoções que viveram no contexto do Covid 19 e que, agora leitores, poderá ser uma ferramenta de sensibilização para a leitura e uma memória para a vida.
A professora bibliotecária do 1º ciclo, Rosa Martins, leu alguns extratos mais relevantes do livro, sensibilizando todos, para a sua leitura.
Finalmente, a coordenadora Isabel Gonçalves, distribuiu o livro pelos alunos participantes, muitos, acompanhados pelos pais e familiares, que folheavam cada página com os olhos brilhantes de encantamento, por rever a sua história, agora em papel.
Estiveram presentes, em representação da Direção, as adjuntas, Donzília Farinha e Graça Palminha, a quem agradecemos, assim como se deixa os agradecimentos, uma vez mais, à Diretora, Bernardette Almeida que propôs este desafio e que proporcionou a finalização deste Projeto em prol dos alunos.
E porque estamos em semana de comemoração da liberdade, a professora Rosa Martins, apresentou ainda, a todos, alunos, professoras e famílias, a atividade subordinada aos 50 anos de Abril.
Foi mais uma grande festa do livro e da leitura!!!



















