Comemoração – leituras sobre o 25 de abril, nas BEs do Agrupamento.

As bibliotecas escolares do 1ºciclo, no âmbito das comemorações do 25 de abril, e em conformidade com a atividade do  PAA do Agrupamento “Património Histórico Material e Imaterial / Des(Cantar Abril) / Efemérides” desenvolveu a atividade de leitura e exploração da obra “Avó, onde estavas no 25 de abril” de Ana Markl. A leitura da obra foi complementada com as imagens projetadas num power point, bem como com a visualização de um vídeo explicativo sobre o 25 de abril de 1974 e do porquê da “Revolução dos Cravos” ter acontecido. A terminar a atividade apreciamos e cantamos canções que eram proibidas “Somos Livres – Uma gaivota voava, voava…” , e “Grândola Vila Morena” de Zeca Afonso,  ou que o seriam se não houvesse liberdade “25 de abril sempre” dos Cabeça no ar. Esta atividade foi do agrado dos alunos que mostraram muito interesse nas informações, partilhando também o que sabiam relacionado com o tema.

https://drive.google.com/drive/folders/1X3yi0qo_vaVjNCN2sRMZmYIJs1mQ6mUK?usp=drive_link

#PNL

#RBE

“Efemerides

#25deabril

BIBLIOTECA VASCO DA GAMA DE SINES

Na Biblioteca da Escola Vasco da Gama dinamizou também o tema em articulação com o Departamento de CSH com uma exposição de cartazes alusivos à época histórica, política, social e cultural do país, como a guerra, a censura, o papel da Mulher, a juventude, ensino e  a colecção de cartazes, oferta da Fundação Francisco Manuel dos Santos – Cinco Décadas de Democracia, o que Mudou?

A coordenadora das BEs apresentou o livro de José Jorge Letria – O Meu Primeiro 25 de Abril para as turmas de 2º ciclo, 5º e 6º ano; Alguns alunos do 5º H, descantaram poemas de canções de intervenção de vários autores da Revolução. Foi, também foi convidada a Dr. Sandra Patrício, do  Arquivo Municipal de Sines, para uma aula de História na BE, sobre o tema, em jeito de Oficina com as turmas de 5º, F e G, e 6º G.

Maria de Fátima Nunes

COMEMORAÇÃO SOBRE O 25 DE ABRIL – BIBIBLIOTECA DA EB Nº 2

Foi realizada no dia 26 de abril, pela docente, colaboradora da BE, Maria Cristina Costa, a atividade sobre a comemoração do 25 de abril, em articulação com a turma do 3º ano, da docente, Lúcia Guerreiro, com a participação da Associação Prosas.

Realizou-se a apresentação de trabalhos realizados pelos alunos e de um momento musical, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

 A atividade foi promovida pela professora colaboradora na Biblioteca Escolar da EB nº 2, Maria Cristina Costa e pela professora Titular da Turma do 3º D, Lúcia Guerreiro, no âmbito do resultado de um Trabalho de Projeto realizado com a turma, 3º D, num cenário de aprendizagem em articulação curricular, interdisciplinar e interciclos.

Os alunos do 3º D expuseram os trabalhos realizados sobre o tema e em articulação com o Grupo Coral Prosas, da Universidade Sénior, realizaram um momento musical emocionante e de grande importância para o desenvolvimento integral dos alunos.

Estiveram presentes a assistir a esta os colegas da escola, as professoras e educadoras, assistentes operacionais, os pais/encarregados de educação da turma e uma representante da Direção deste Agrupamento, que manifestaram gosto pela atividade.

A professora colaboradora da BE da EB nº 2 e Professora Titular do 3º D

Atividades do 25 de abril – Escolas do 1º ciclo

As bibliotecas escolares do 1ºciclo, no âmbito das comemorações do 25 de abril, e em conformidade com a atividade do  PAA do Agrupamento “Património Histórico Material e Imaterial / Des(Cantar Abril) / Efemérides” desenvolveu a atividade de leitura e exploração da obra “Avó, onde estavas no 25 de abril” de Ana Markl.

A leitura da obra foi complementada com as imagens projetadas num power point, bem como com a visualização de um vídeo explicativo sobre o 25 de abril de 1974 e do porquê da “Revolução dos Cravos” ter acontecido. A terminar a atividade apreciamos e cantamos canções que eram proibidas “Somos Livres – Uma gaivota voava, voava…” , e “Grândola Vila Morena” de Zeca Afonso,  ou que o seriam se não houvesse liberdade “25 de abril sempre” dos Cabeça no ar. Esta atividade foi do agrado dos alunos que mostraram muito interesse nas informações, partilhando também o que sabiam relacionado com o tema.

https://drive.google.com/drive/folders/1X3yi0qo_vaVjNCN2sRMZmYIJs1mQ6mUK?usp=drive_link

APRESENTAÇÃO DO LIVRO – Quando o Mundo Coube Dentro da Minha Casa – Escola Nº 3

Bibliotecas Escolares

Hoje, Dia Mundial do Livro, concluiu-se a maratona de apresentação/entrega do Livro, “Quando o Mundo Coube na Minha Casa”, criado pelo Departamento de Educação Pré-Escolar como os seus alunos, em colaboração com as Bibliotecas Escolares, em resultado do Projeto de Escrita Criativa em Rede proposto pela Direção, no ano letivo 2021/22.

Estiveram presentes os alunos coautores, alguns já no 1º ciclo, professoras, bem como todos os pequeninos alunos do Pré-Escolar e suas Educadoras.

A coordenadora de Escola Sofia Cordeiro deu as boas vindas aos presentes e a coordenadora do Pré-Escolar, Isabel Gonçalves apresentou as linhas gerais do processo de articulação, que levou à escrita e ilustração do livro, dando os parabéns a todos os participantes.

A coordenadora das Bibliotecas Escolares, Fátima Nunes, também referiu a intervenção das Bibliotecas nesse desafio, referindo a importância, da participação dos alunos na escrita dum livro, sublinhando o papel das educadoras nesta Boa Prática, já reconhecida e premiada. Uma história construída com base no relato das emoções vividas pelos pequenos alunos, no contexto do Covid 19 e que, agora leitores, poderá ser uma ferramenta de sensibilização para a leitura e uma memória para a vida.

A professora bibliotecária do 1º ciclo, Rosa Martins, leu, também, alguns extratos mais relevantes do livro, sensibilizando todos, para a sua leitura.

Finalmente, a coordenadora Isabel Gonçalves, distribuiu o livro pelos alunos participantes, muitos, acompanhados pelos pais e familiares, que quiseram folhear e tirar fotografias para que possam ficar no seu álbum de recordações e para a vida!

De agradecer, em representação da Direção, as adjuntas, Donzília Farinha e Graça Palminha, assim como à Diretora, Bernardette Almeida que idealizou/desafiou para este Projeto e envidou esforços, para que a sua finalização resultasse na edição duma história comovente, e vivenciada por todos nós, num livro tão bonito, agora, de papel.

E assim, se comemorou em festa, o Dia Mundial do Livro, e a liberdade de criação, numa escola que se quer, de Todos e com Todos, para uma Educação Integral e Humanista.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO – Quando o Mundo Coube Dentro da Minha Casa – Escola de Porto Covo

Hoje foi o dia de terceira cerimónia de apresentação do livro, Quando o Mundo Coube na Minha Casa, desta vez na Escola Básica de Porto Covo. Uma obra que resultou de um Projeto de Escrita Criativa em Rede, desenvolvido pelo Departamento de Educação Pré-Escolar, entre todas as Educadoras de todas as Escolas do Agrupamento, em articulação com as Bibliotecas Escolares, como tem sido partilhado em sessões anteriores.

Estiveram presentes os alunos coautores, alguns já no 1º ciclo, bem como todos os pequeninos alunos do Pré-Escolar.

A coordenadora de Escola Susana Pereira deu as boas vindas aos presentes e a coordenadora do Pré-Escolar, Isabel Gonçalves apresentou o Projeto e o seu processo de articulação na escrita em rede e na ilustração, dando os parabéns a todos os participantes.

A coordenadora das Bibliotecas Escolares, Fátima Nunes, também referiu a intervenção das Bibliotecas nesse desafio, fazendo referência à importância, dos alunos serem participantes na escrita dum livro, cuja história foi construída com base no relato das emoções que viveram no contexto do Covid 19 e que, agora leitores, poderá ser uma ferramenta de sensibilização para a leitura e uma memória para a vida.

A professora bibliotecária do 1º ciclo, Rosa Martins, leu alguns extratos mais relevantes do livro, sensibilizando todos, para a sua leitura.

Finalmente, a coordenadora Isabel Gonçalves, distribuiu o livro pelos alunos participantes, muitos, acompanhados pelos pais e familiares, que folheavam cada página com os olhos brilhantes de encantamento, por rever a sua história, agora em papel.

Estiveram presentes, em representação da Direção, as adjuntas, Donzília Farinha e Graça Palminha, a quem agradecemos, assim como se deixa os agradecimentos, uma vez mais, à Diretora, Bernardette Almeida que propôs este desafio e que proporcionou a finalização deste Projeto em prol dos alunos.

E porque estamos em semana de comemoração da liberdade, a professora Rosa Martins, apresentou ainda, a todos, alunos, professoras e famílias, a atividade subordinada aos 50 anos de Abril.

Foi mais uma grande festa do livro e da leitura!!!

APRESENTAÇÃO DO LIVRO – Quando o Mundo Coube Dentro da Minha Casa – Escola Nº 2

Bibliotecas Escolares.

Um livro escrito em rede, no ano 2021/22 e como já foi publicado, por todas as Educadoras do Pré-Escolar com as suas turmas, privilegiando a literacia da leitura e a sensibilidade dos alunos, relativamente ao período vivenciado pelo Covid19, bem como a componente artística, em que todos ilustraram a sua parte.

Estiveram presentes os alunos, coautores, a frequentar a frequentar o Pré Escolar e o 1º e 2º ano do 1º ciclo, professoras e educadoras da Escola e muitos pais, a representação da Direção, com a adjunta, Graça Palminha, entre outros docentes, que fizeram do evento, um grande momento de festa!

A coordenadora da Escola, Graça Laço deu, as boas vindas a todos, expressando o seu orgulho pelo trabalho realizado;

A coordenadora do Pré-Escolar apresentou o processo da realização deste trabalho em rede, sublinhando a articulação entre as Educadoras de todas as Escolas;

A professora Fátima Nunes, em representação das Bibliotecas Escolares, sublinhou, também, o objetivo do Projeto na recuperação das aprendizagens, o papel das Bibliotecas nessa articulação e a importância deste, que implicou um trabalho extenso e conjunto;

A professora Rosa Martins, bibliotecária do 1º ciclo, leu alguns extratos da obra, sensibilizando a todos, para a sua leitura integral.

No final, as coordenadoras, de Escola e de Departamento distribuíram os livros pelos alunos, com o olhar orgulhoso de muitos pais e familiares presentes.

De agradecer à Diretora do Agrupamento, pelo Projeto desafiante e que proporcionou um conjunto de Boas Práticas e que, certamente, alunos e professores se superaram a si próprios.

Em termos de avaliação, de salientar o sorriso dos pais, o interesse e a alegria dos pequenos alunos, por terem agora, nas suas mãos, o pequeno livro de papel.

Parabéns a todos, pela realização desta Boa Prática que certamente, deixará boas recordações para a vida destes alunos e de todos os que fizeram parte deste projeto!!!

Foi uma tarde de emoções, de festa do livro e da leitura!

APRESENTAÇÃO DO LIVRO – Quando o Mundo Coube Dentro da Minha Casa – Escola Nº 1

Teve hoje início a cerimónia de entrega do livro “Quando o Mundo Coube na Nossa Casa” na EB nº 1, em resultado de um desafio de Leitura e Escrita em Rede, lançado pela Diretora do Agrupamento, Bernardette Almeida, neste caso para o Departamento de Educação Pré-Escolar, com a coordenação da sua coordenadora, Isabel Gonçalves, em colaboração das Bibliotecas Escolares.

Um livro escrito em rede, por todas as Educadoras do Pré-Escolar com as suas turmas, privilegiando a literacia da leitura e a sensibilidade dos alunos, relativamente ao período vivenciado pelo Covid19, bem como a componente artística, em que todos ilustraram o seu capítulo.

Estiveram presentes os alunos, coautores, agora a frequentar o 1º ciclo, professoras e Educadoras da Escola, também com os pequenos alunos e muitos pais, a Direção, a coordenadora Interconcelhia das Bes, entre outros docentes, que fizeram do evento, um momento de festa! Deu as boas vindas a todos, a coordenadora da Escola, Maria João Alves.

A parceria do CAS, esteve presente, na pessoa da conhecida Cristina Fernandes, que deliciou a todos, com a leitura de alguns extratos da obra.

No final, a coordenadora do Departamento do Pré-Escolar, distribuiu os livros pelos alunos, com o olhar orgulhoso dos pais! De agradecer à coordenadora de Escola e à professora bibliotecária, Rosa Martins pela preparação do espaço.

Parabéns a todos, pela realização desta Boa Prática que certamente, deixará boas recordações para a vida destes alunos e de todos os que fizeram parte deste projeto!!!

As Bibliotecas Escolares

EXPOSIÇÃO – CINCO DÉCADAS DE DEMOCRACIA, O QUE MUDOU?

A Rede das Bibliotecas Escolares, enviou recentemente um conjunto de cartazes alusivos à comemoração dos 50 anos do 25 de abril – Cinco Décadas de Democracia, o que Mudou?, através da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que nos dá conta das principais mudanças estruturais na sociedade portuguesa.

Os cartazes estão expostos junto da Biblioteca Escolar Vasco da Gama de Sines, outros, nas diferentes Bibliotecas do Agrupamento e fazem parte de um conjunto de atividades a desenvolver neste mês de abril, e poderão ser trabalhados pelos professores com as turmas e visitados pela comunidade.

As Bibliotecas Escolares.

https://www.pordata.pt/cinco-decadas-democracia-em-portugal

https://ffms.pt/pt-pt/atualmentes/cinco-decadas-de-democracia-o-que-mudou

#escolaaler

PALAVRAS A BORDO – ANIMADOR JORGE SERAFIM

Decorreu hoje a atividade de leitura na Biblioteca Escolar Vasco da Gama de Sines, com o animador de Leitura, Jorge Serafim. A atividade foi dinamizada pelo D. Línguas/Grupo de Português, em articulação com as Equipas Pedagógicas e a Biblioteca Escolar e dirigida às oito turmas de 5ºano.

De realçar o capacidade do animador, no envolvimento com os alunos! Um homem de talento nato, um homem das artes, de grande proximidade com os outros e que dá às palavras o humor e a criatividade do momento… Um ator que levou os alunos ao riso e ao delírio!!!

Houve ainda lugar, a bons momentos de reencontro entre colegas e conterrâneos de Beja, seu Alentejo!!

Uma manhã de animação e aprendizagem e entusiasmo para os alunos e para todos os que assistiram.

Obrigada pela participação!

As Bibliotecas Escolares e o Grupo de Português.