Realizou-se ontem 24 de Outubro o Fórum RBE, na Fundação Calouste Gulbenkian, onde estiveram presentes muitos professores bibliotecários do país, acompanhados pelos coordenadores Interconcelhios.
Muitas personalidades, de diferentes áreas fizeram parte dos painéis ao longo do dia, em torno do debate sobre o presente e o futuro da Rede das Bibliotecas Escolares, nomeadamente, sobre os novos desafios que se impõem hoje à condição humana e a necessidade de aprofundar o conhecimento e encontrar respostas. A necessidade das Bibliotecas Escolares promoverem o gosto pelo saber nas diferentes literacias, de forma colaborativa, entre os diferentes agentes do saber e das transformações trazidas pelo mundo digital, e inteligência artificial, como o novo paradigma de ensino. Construir, em rede, cenários e estratégias conciliadoras, que levem, tanto a potenciar as suas oportunidades, como a contornar os riscos deste novo “habitat”.
Neste ano letivo, foi criado pela RBE, o prémio de professor bibliotecário do ano, sendo atribuído o primeiro lugar à professora bibliotecária, Cláudia Susana Vieira dos Santos da Escola de Stª Mª Maior, Viana do Castelo.
Fátima Nunes
