ENCONTRO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ALENTEJO – PARTILHA DE BOAS PRÁTICAS

ÍNDÍA A PRÍNCESA DO MAR

A Rede de Bibliotecas Escolares, em parceria com o Centro de Formação Beatriz Serpa Branco, realizou, nos dias 6 e 7 de julho, no auditório da Dgest Alentejo, em Évora o Encontro Regional, Recuperar, Incluir e Inovar.

As Bibliotecas Escolares, em representação do nosso Agrupamento de Escolas de Sines, participaram no encontro, com a apresentação do Projeto de Escrita Criativa em Rede, Índia, a Princesa do Mar, pelas professoras Bibliotecárias, Maria de Fátima Nunes e Rosa Martins.

Agradecemos o apoio da nossa coordenadora Interconcelhia, Lucinda Simões, que endereçou o convite ao Agrupamento e nos apoiou. Às nossas colegas de Equipa que também nos apoiaram e, em particular à nossa parceira, Graciosa Reis, que nos acompanhou mais de perto.

Fizeram parte da mostra de Boas Práticas, três histórias, agora em livro digital, criadas, sequencialmente, pelas onze turmas do Pré-Escolar com a colaboração de todas as Educadoras – “Quando o Mundo Coube na Minha Casa”;

“Vai Ficar tudo Bem”, pelas nove turmas do 3º ano de escolaridade, com a participação de todas as docentes titulares. Ambas as histórias, no âmbito Covid19;

“Índia, a Princesa do Mar”, uma história juvenil que deu mote a esta mostra, foi criada em rede, pelas nove turmas de 6º ano de escolaridade. Serviram de base, as temáticas abordadas ao longo do ano nas Equipas Pedagógicas 1 e 2 – Património material e imaterial de Sines, interculturalidade e inclusão.

A textualização foi desenvolvida mais diretamente nas aulas de DAC (Português/HGP), com a orientação em sala de aula da coordenadora das Bibliotecas. As ilustrações de cada capítulo, foram realizadas nas aulas de DAC EV/ET, mas no geral, todos os Departamentos tiveram a sua participação e envolvimento na atividade.

Desta forma, foi possível que, em todos os ciclos, fosse realizado/concluído um Projeto de Escrita Criativa em Rede, como resposta ao desafio colocado pela Diretora do Agrupamento, que apoiou o Projeto, tendo como foco, a recuperação das aprendizagens na leitura e na escrita, no âmbito da Saúde e Bem – Estar, Educação Integral e o desenvolvimento das competências do Perfil do Aluno do Século XXI.

Esperamos, agora, com o apoio de parceiros, que, as histórias criadas, possam ser impressas, num livro de papel!

Fica um agradecimento a todos os envolvidos, e aos alunos, porque é sempre por eles e para eles, que faz sentido continuar!

A coordenadora das Bibliotecas Escolares

Maria de Fátima Nunes