PARLAMENTO DOS JOVENS – PALESTRA E WORKSHOP SOBRE SAÚDE MENTAL

No dia 30 de novembro, realizou-se no Auditório da Escola Vasco da Gama de Sines uma Palestra com a participação da Drª Olga Oliveira Cunha, da Universidade Nova de Lisboa para os alunos ligados às listas candidatas no âmbito do programa Parlamento dos Jovens – Edição 22/23. Tal vem na sequência de um conjunto de palestras dinamizadas para debate e esclarecimento do tema Saúde Mental nos Jovens. Os alunos presentes, tiveram uma excelente participação no debate.

WORKSHOP SOBRE SAÚDE MENTAL – BIBLIOTECA ESCOLAR.

Posteriormente realizou-se um workshop com os alunos na Biblioteca Escolar, uma sessão orientada pela mesma psicóloga, Drª Olga Oliveira Cunha, mais intimista e onde os alunos intervieram de forma entusiasta.

PALESTRA COM A DEPUTADA DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA – CLARISSE CAMPOS

No dia 16 de janeiro, realizou-se no Anfiteatro da Escola, uma Sessão subordinada ao tema Saúde Mental, com a presença da Deputada da Assembleia da República, Clarisse Campos.

PARLAMENTO DOS JOVENS – ELEIÇÕES

No dia 20 de janeiro, realizou-se na Biblioteca Escolar as Eleições nas listas para o Parlamento dos Jovens.

CONTA-ME HISTÓRIAS DAQUILO QUE EU NÃO LI…

Atividade teve hoje início na Biblioteca Escolar da EVGS, em articulação entre as Bibliotecas Escolares, o grupo de Português, em contexto com o currículo desta disciplina, – lendas – e o CAS, com a Leitura musicada da Lenda do Lindworm da obra, Não há como Escapar de Óscar Villan.

A leitura de Cristina Fernandes, no seu jeito de entoar as palavras, a que já nos habituou e o ritmo da música da Ana e do Pedro, deixaram rendidos os alunos do 5º C.

Esta foi a primeira das muitas sessões a incluir no Projeto Escola a Ler e a realizar ao longo do ano e que pretende sensibilizar para a importância da leitura!

Maria de Fátima Nunes

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DE JOSÉ SARAMAGO – Bibliotecas do 1º ciclo

A Biblioteca Escolar da Escola nº 3, através da articulação com a turma do 3º E, da professora Clara Raposo, através da obra O Silêncio da Água, também quis recordar Saramago, no dia da comemoração do seu aniversário. Foi o regresso à sua infância, junto ao Almonda, povoado de Azinhaga, lugar dos seus avós. Saramago, nas suas memórias que forjaram o adulto em que se tornou e que moldaram um escritor imortal. Que elevou a nossa língua portuguesa, cujas folhas alimentam os mais ávidos e sedentos de saber.

Os alunos pesquisaram sobre o autor e elaboraram trabalhos que expuseram na Biblioteca da Escola.

No âmbito do encerramento do  centenário de José Saramago, a BE da EB nº 1 de Sines, articulou com as docentes das turmas do 4ºano, a leitura da obra “A maior Flor do Mundo”.

A atividade começou com uma apresentação em PowerPoint, sobre a vida de José Saramago, à qual se seguiu a leitura por alguns alunos das 3 turmas. No final, foi feita a exploração da obra, também com recurso a um PowerPoint.

Na BE da EB nº 3 de Sines, a comemoração do centenário foi feita com a turma do 3º E, através da obra “o Silêncio da água”.

SCRIPTORIUM

No início do ano, no âmbito da apresentação da BE aos alunos/turmas das escolas do 1º ciclo, e depois de serem lidos poemas sobre Livros/Ler Doce Ler (José Jorge Letria “Os livros”, Edith Chacon Theodoro “Ler”, João Pedro Mésseder, “Um livro”, …) foi lançado um desafio de escrita: a partir de frases previamente selecionadas, cada turma levou em A3 uma frase/proposta, que em turma desenvolveriam.

As frases estavam todas relacionadas com livros e/ou biblioteca: Com um livro posso…

  • Ler é…
  • Um livro não é só…
  • Um livro é…
  • Com a biblioteca vou…
  • Era uma vez um livro…
  • Há muitos e muitos anos, numa biblioteca…
  • Certa vez dois livros…
  • Houve um tempo em que não havia livros…

Depois de concluído o desafio, os trabalhos resultantes foram expostos nas BEs

Desafio de escrita de S. Martinho

Pelo S. Martinho na BE da EB nº 1 de Sines, foram lidos textos nas turmas (a lenda em prosa ou poesia, adágios, provérbios, quadras, tradições …) relacionados com o S. Martinho e Magusto, após o qual se lançou o desafio a cada turma para a criação de uma quadra relacionada ao tema trabalhado, sendo que a quadra deveria conter as palavras S. Martinho e Castanhas.

VISITA DE ESTUDO – MUSEU 3D Fun ART e CASA DA CULTURA EM SACAVÉM

Nos dias 21 e 22 de novembro, as turmas de 6º ano – Equipas Pedagógicas 1 e 2, participaram numa visita de estudo a Lisboa, no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza e EVT – Museu 3D Fun ART, um espaço com mais de 40 cenários diferentes, incluindo pinturas 2D com um toque divertido e ilusões de ótica, os quais nos fazem entrar num mundo de fantasia e imaginação. Os alunos tiveram oportunidade de participar num mundo de fantasia e imaginação que combina com a ciência da perceção visual com a magia da ilusão.

Visitaram ainda a Casa da Cultura em Sacavém, onde puderam participar da mostra de imagens em 3D alusivas à multiculturalidade e que estão presentes no bairro social da Quinta do Mocho, ali bem perto.

Houve ainda tempo para visitar os jardins da Gulbenkian.

De salientar o interesse dos alunos durante os dois dias em que esteve distribuída a visita entre a E.P. 1 e 2.

VISITA DE ESTUDO – FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO E PAVILHÃO DO CONHECIMENTO – TURMAS DE 8º ANO

No âmbito da Comemoração do Centenário do Escritor José Saramago, tem sido ao longo do 1º período, abordada a obra e a biografia do autor nas turmas de 2º e 3º ciclo, em articulação com a Biblioteca Escolar e, com maior incisão na disciplina de Português do 8º ano, como sensibilização para a leitura e Educação Literária.

De referir, que foram tidos em conta os três pilares da obra de Saramago – Cultura, Direitos Humanos e Defesa do Ambiente -.

Assim, e no final deste percurso Saramaguiano,  foi proporcionado aos alunos do 8º ano, a visita à Fundação, na véspera do seu centenário, onde os alunos tiveram o prazer de ser recebidos pela Diretora da Fundação, Pilar Del Rio, que, segundo as palavras que dirigiu a todos os “ – Os bons leitores, serão sempre bons escritores e cidadãos atentos e responsáveis!”

A visita foi continuada no período da tarde no Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva -, onde vivenciaram novas experiências, em diferentes espaços,  em forte articulação com o domínio de Autonomia Curricular de Ciências/Físico Química.

De realçar, em ambos os espaços, o interesse demonstrado pelos alunos e o seu comportamento irrepreensível!

Maria de Fátima Nunes

COMEMORAÇÃO DO S. MARTINHO

Para assinalar a comemoração do Dia de S. Martinho, as docentes bibliotecárias das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, realizaram um atividade alusiva ao tema, contando a lenda de S. Martinho, através de um teatro de sombras, criado pela docente Rosa Martins.

A atividade foi dirigida aos meninos do Pré-Escolar e do 1º ciclo.

Maria de Fátima Nunes

SER ESCRITOR É COOL

COMEMORAÇÃO DO S. MARTINHO NA BIBLIOTECA ESCOLAR DA ESCOLA Nº 2.

Junto envio imagens da atividade que se realizou na BE da EB nº 2, no âmbito da atividade do PAA das BEs  – “Histórias animadas” para comemoração da efeméride Dia do S. Martinho.

A atividade consistiu em narrar a lenda através de um teatro de fantoches aos alunos do Pré-escolar, 1º ano e 2º ano.

Maria Cristina Costa

SARAU COM ARTE

No dia 16 de novembro, realizou-se a atividade, Sarau com Arte, em contexto com a –  Saúde e Bem Estar/Educação Integral e Escola+ 21-23.

O momento, dirigido aos docentes e funcionários do Agrupamento, pretendeu assinalar o Centenário do Escritor e nobel, José Saramago, com a leitura de textos, reflexões, frases alusivas às memórias/vivencias com os seus avós, na Azinhaga do Ribatejo, e que refletem as características da sua obra.

Houve lugar à partilha de experiências sobre a competência escrita e leitora, realizada com os alunos nos diferentes ciclos em articulação com a Biblioteca Escolar, em CD/TIC e Português – Biografia do autor e exploração da obra – Uma Luz Inesperada -; e nas turmas do 8º ano, em Português, a exploração da obra – Pequenas Memórias -, concluída na visita à Fundação na véspera do seu aniversário.

Saramago disse: ” – Não hei-de morrer nunca!

Ao longo das conversas, brindou-se, então, aos 100 anos de Saramago, com chá quente e doces!

Havemos de repetir, outros encontros de convívio, saudáveis, junto às estantes da Biblioteca, onde muitos autores, esperam, também, Com Arte, que comemoremos a sua imortalidade!

Maria de Fatima Nunes