DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

No âmbito do dia Internacional da Língua Portuguesa, que se celebra no dia cinco de maio, as Bibliotecas Escolares da Rede Interconcelhia, propõem a participação, através da aplicação Mentimeter, criado pelas Bibliotecas do A. Escolas de Santiago do Cacém para a construção de uma nuvem de palavras, sendo o tema sugerido, “A minha palavra favorita da Língua Portuguesa” destinado aos docentes, alunos e funcionários. Foi enviada informação aos Departamentos, e afixado nas Escolas cartazes, para aceder à aplicação.

E, uma vez que as Bibliotecas Escolares se inscreveram na RBE- Latitudes da Língua Portuguesa – , por essa via, foram estabelecidas redes de partilha de atividades com outras Escolas do país.

Foi ainda partilhado um texto e áudio, da autoria da responsável das Bibliotecas do Agrupamento, Maria de Fátima Nunes, alusivo aos falares alentejanos, – um diálogo destinado a dramatização, sinónimo da cultura popular, em que a Palavra e o seu modo de uso pelo povo, deverá ser preservada.

Maria de Fátima Nunes

À CONVERSA COM… A ESCRITORA ALICE VIEIRA – Dia Mundial da Língua Portuguesa –

No dia 5 de maio, a Biblioteca Escolar em articulação com o Departamento de Línguas/Português/Biblioteca Municipal/Equipas Pedagógicas de 6º ano, recebeu a escritora Alice Vieira, via meet, com uma sessão, destinada às turmas de 6º ano. A atividade insere-se no âmbito do currículo e da obra do PNL, Rosa Minha irmã Rosa, pretendendo, ainda, o contacto dos alunos com a autora e a sensibilização para a leitura. A atividade, pretendeu, ainda, assinalar o Dia mundial da Língua Portuguesa.

A autora nos contagiou com a sua alegria imensa, e ainda que à distância os alunos e docentes participantes na sessão. Os alunos, das diversas turmas, colocaram questões à autora, tanto no âmbito da obra, Rosa Minha Irmã Rosa, trabalhada na disciplina de Português, como de outros aspetos ligados às lides da escrita, ao longo da sua vida, satisfazendo a sua curiosidade.

De agradecer a presença na nossa Biblioteca Escolar, a responsável pela Biblioteca Municipal, Emília Mariano, que proporcionou a articulação e os contactos com a autora.

Maria de Fátima Nunes