“A MAIOR FLÔR DO MUNDO” de José Saramago

No mês de outubro em comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, têm sido dinamizadas pelas Bibliotecas Escolares, em articulação com os docentes titulares, no 1º ciclo, de Português, DAC (Português e HGP) e TIC/Cidadania e Desenvolvimento, atividades de leitura de diversas obras e autores.

Assim, e ainda em articulação com o Centenário de José Saramago, tem decorrido nas turmas de 5º e 6º ano, a apresentação/exploração da obra, A Maior Flor do Mundo do autor. Tem sido relevante o interesse dos alunos pela obra, uma vez que José Saramago nos/lhes fala da sua dificuldade em escrever histórias para crianças… logo, apela à criatividade, ao jeito e à paciência para lidar com as palavras certas, que possam de alguma forma ir ao encontro do seu interesse e que possam fazer com que as crianças criem pela leitura de cada história, novos mundos dentro de si. Uma história, onde, segundo ele, será apenas um simples resumo, apelando a cada um de nós para que um dia a possamos contar de maneira mais linda e mais criativa.

Tem sido importante, nesta experiência literária, levar os alunos a explorar a mensagem e a orientar a leitura pelos caminhos da diversidade curricular, levando-os a refletir, com entusiasmo, as disciplinas em que o tema pode ser explorado. E, a partir de uma aventura, onde o próprio autor se emerge como o menino herói, saindo de casa na sua pequena aldeia para fazer uma grande ação, muito maior do que o seu tamanho, deixa-nos a ideia de que o sonho e a criatividade já não caberiam naquele lugar de Azinhaga. Ansiava pela cidade grande e por um mundo maior. E assim o menino herói, trepou a montanha “mil vezes cá e lá”, e um dia chegou ao Nobel.

Desta forma, a docente bibliotecária, realizou a apresentação da obra em todas as turmas de 5º e 6º ano de escolaridade, tendo abordado, inicialmente, um pouco da vida e das origens do escritor. De referir, a boa aceitação e interesse dos alunos pela obra e pelo percurso do seu autor.

Maria de Fátima Nunes