Projeto (Re)Mar – Rede das Bibliotecas Escolares

Este Projeto, (RE)Mar, surgiu na sequência da candidatura (RE)Ler desenvolvida pela RBE, tendo sido selecionadas as Bibliotecas Escolares do Agrupamento.

O projeto permite diversificar e aumentar a capacidade de intervenção da Biblioteca Escolar, junto dos alunos mais frágeis, dar resposta a exigências prementes, no campo da literacia da leitura e da escrita, suprindo dificuldades de aprendizagem, bem como articular com  parcerias locais que, conjuntamente, levem à retoma do trabalho presencial em aula, recuperando aprendizagens, ritmos de trabalho e convívio social.

Foi integrado do Projeto, a turma B do 3º ano da Escola EB nº 1, da docente Titular, Rute Torres, contando com a orientação pedagógica, da docente e mediadora de leitura, Paula Cusati, que já deu início às sessões periódicas com a turma.

De referir a alegria e a boa receção dos alunos à atividade, na primeira e na segunda aula, como um bom indicador para novas aprendizagens na escrita e na leitura!

No âmbito do Projeto, foi efetuada a articulação com as parcerias, CAS/ Serviço Educativo e Associação Cabo Verdiana, tendo sido desenvolvidas atividades de leitura com esta turma, tanto no tema do Mar, como na Multiculturalidade/Interculturalidade. Associação explorou a obra A Ovelhinha Preta de Elizabeth Shaw, abordando os valores da diferença de culturas e da inclusão.

Maria de Fátima Nunes

PARCERIA ASSOCIAÇÃO CABO VERDIANA DE SINES

No âmbito do Projeto, foi efetuada a articulação com a parceria, Associação Cabo Verdiana, tendo sido desenvolvidas atividades de leitura com esta turma, sobre o tema da Multiculturalidade/Interculturalidade. A Associação explorou a obra A Ovelhinha Preta de Elizabeth Shaw, abordando os valores da diferença de culturas e da inclusão. A atividade realizou-se de um aforma muito participativa e interessada envolvendo os alunos na temática.

No mês de Dezembro foi a vez de trabalhar a obra, O Regresso da Baleia, obra que os alunos gostaram muito, explorando a história e criando uma enorme chuva de ideias a partir da mesma.

Em Janeiro, depois de umas férias prolongadas, até se verificaram alguns avanços na leitura e na escrita. Foi trabalhada a obra – Madeline Fiin – Cão da Biblioteca -, reforçando através do tema, a leitura e a escrita, tendo os alunos criado e lido/partilhado a sua própria história.

O MENINO GRITOU PARA DENTRO, de Ana Ventura.

No dia 10 de fevereiro, a responsável pelas Bibliotecas Escolares, professora Fátima Nunes, apresentou a obra O Menino Gritou para Dentro. A obra, no âmbito das emoções, sensibiliza para as emoções, o sentimentos e os medos, com o objetivo de consciencializar os alunos para saber lidar com as situações menos fáceis “… porque há alturas em que a vida é mesmo difícil e não corre bem.”

A professora bibliotecária, apoiou a atividade da turma, tendo os alunos ilustrado imagens relativas à obra e referido alguns dos seus medos.

Maria de Fátima Nunes

Hoje dia 17 de março, houve mais uma sessão do Projeto RE(Mar), com a presença habitual de Paula Cusati, para novas leituras. Desta vez, trouxe, para os alunos, os livros, A Biblioteca é um Lugar Onde Cabe toda a Gente e, Na Minha Casa Somos Sete, de Cristina Taquelin.

Foi desenvolvida uma Oficina de Leitura, também alusiva ao dia do Pai e, posteriormente uma Oficina de Escrita orientada. Os alunos como maiores dificuldades foram apoiados na escrita, pelas professora titular, professora de apoio e docentes bibliotecárias. No final foram lidos os textos produzidos pelos alunos.

Maria de Fátima Nunes