No âmbito do tema do MIBE- Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a professora bibliotecária, Rosa Martins, tem recebido os alunos na Biblioteca Escolar para lhes contar contos e histórias tradicionais, de acordo com o tema.
Assim, encantou a todos com a história dos Dez Anõezinhos da Tia Verde-Água, Mini Contos Clássicos, tendo dramatizado a história, à medida do seu desenrolar.
Os alunos, estão desta forma, a retomar o hábito de frequentar a Biblioteca Escolar e a familiarizar-se com as histórias e a leitura.
SOBRE A IGUALDADE UMA QUESTÃO DE ESCALA… LOCAL E MUNDIAL
Este ano o nosso Agrupamento comemorou novamente o DIA MUNICIPAL PARA A IGUALDADE! A comemoração foi feita no dia 25 de outubro, o dia em que muitos de nós nos vestimos de BRANCO. Ato simples, mas simbólico enquanto cidadãos/cidadãs conscientes da necessidade de contribuir para uma sociedade mais justa e humana. Faremos ao longo do ano em articulação com o programa Eco Escolas, Escola Azul e CMS, de forma a desenvolver outras atividades como: plantar duas árvores com ligação a nomes de pessoas que nos marcaram localmente pelas boas práticas na comunidade e o exemplo de trabalho legado, e realizaremos um encontro com vereadores e vereadoras eleitos nas últimas autárquicas para partilhar com os nossos alunos as problemáticas e dinâmicas do poder local.
Ainda relacionado com esta comemoração e na prossecução de trabalho colaborativo e de sensibilização aos nossos alunos, para valores sublimes de igualdade, liberdade, equidade e tantos outros, foi evocado, nas aulas de DAC CD TIC, Nelson Mandela. Homem negro, lutador, defensor da igualdade e da liberdade. Uma liberdade da qual esteve privado 27 anos! Madiba, como era carinhosamente tratado, recebeu o Prémio Nobel da Paz (1993) e foi Presidente da África do Sul (1994-99). Morreu em 2013. O Mundo ficou mais rico por ele ter existido e mais pobre por ter partido!
No mês de outubro em comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, têm sido dinamizadas pelas Bibliotecas Escolares, em articulação com os docentes titulares, no 1º ciclo, de Português, DAC (Português e HGP) e TIC/Cidadania e Desenvolvimento, atividades de leitura de diversas obras e autores.
Assim, e ainda em articulação com o Centenário de José Saramago, tem decorrido nas turmas de 5º e 6º ano, a apresentação/exploração da obra, A Maior Flor do Mundo do autor. Tem sido relevante o interesse dos alunos pela obra, uma vez que José Saramago nos/lhes fala da sua dificuldade em escrever histórias para crianças… logo, apela à criatividade, ao jeito e à paciência para lidar com as palavras certas, que possam de alguma forma ir ao encontro do seu interesse e que possam fazer com que as crianças criem pela leitura de cada história, novos mundos dentro de si. Uma história, onde, segundo ele, será apenas um simples resumo, apelando a cada um de nós para que um dia a possamos contar de maneira mais linda e mais criativa.
Tem sido importante, nesta experiência literária, levar os alunos a explorar a mensagem e a orientar a leitura pelos caminhos da diversidade curricular, levando-os a refletir, com entusiasmo, as disciplinas em que o tema pode ser explorado. E, a partir de uma aventura, onde o próprio autor se emerge como o menino herói, saindo de casa na sua pequena aldeia para fazer uma grande ação, muito maior do que o seu tamanho, deixa-nos a ideia de que o sonho e a criatividade já não caberiam naquele lugar de Azinhaga. Ansiava pela cidade grande e por um mundo maior. E assim o menino herói, trepou a montanha “mil vezes cá e lá”, e um dia chegou ao Nobel.
Desta forma, a docente bibliotecária, realizou a apresentação da obra em todas as turmas de 5º e 6º ano de escolaridade, tendo abordado, inicialmente, um pouco da vida e das origens do escritor. De referir, a boa aceitação e interesse dos alunos pela obra e pelo percurso do seu autor.
Tendo em conta a Formação de Utilizadores a Biblioteca Escolar do Porto Covo, recebeu a visita das professoras bibliotecárias, do Agrupamento.
A professora Rosa Martins presenteou as turmas do pré-escolar e primeiro ciclo, com a história – Desculpa mas esse Livro é meu – de Lauren Child, que nos conta a importância do livro, da leitura e da Biblioteca, na descoberta do conhecimento e na criação de novos mundos, desde criança.
Foi ainda demonstrado um PowerPoint sobre regras e Boas Maneiras e distribuídos panfletos alusivos à utilização da Biblioteca e dos livros. De salientar a excelente recetividade/participação dos alunos de todas as turmas, ao longo da atividade.
Obrigada aos alunos e aos professores que acompanharam a atividade!
A Escola Básica Vascoda Gama de Sines irá pela 2ª vez participar no Programa Nacional Parlamento dos Jovens-Edição 21-22
“Este Programa tem como objetivos principais: incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; sublinhar a sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro, individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político; incentivar as capacidades de argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria.” Fim de citação
A Coordenadora da Disciplina de Cidadania e Desenvolvimento:
Assinala-se a 16 de novembro de 2022 o Centenário de José Saramago, oportunidade para prestar homenagem ao cidadão e ao seu lugar na história cultural e literária do nosso país e ao nível internacional.
A abertura das comemorações, conta com diversas iniciativas, sendo a primeira, as “Leituras Centenárias”, destinada aos alunos(as) do Ensino Básico, no dia do seu aniversário, 16 de novembro 2021, em 100 Escolas Básicas portuguesas. As sessões contam com a leitura do conto “A Maior Flor do Mundo”, presente no currículo escolar do 4º ano do Ensino Básico.
As Bibliotecas Escolares, contaram com a participação de alunos das Escolas do Agrupamento, número um, dois e três. Foram gravados em áudio as leituras dos participantes e selecionadas três alunas, uma por Escola, por um júri composto por elementos das Bibliotecas Escolares, sendo as inscrições enviadas à Fundação Saramago:
EB nº 1 – Madalena Castro – Turma 4º A, professora titular – Elisa Amaro;
EB nº 3- Alice Abrantes da Silva – Turma 4º G, professora titular – Vera Gomes.
Uma boa forma de homenagear o autor! Ao longo do ano, as Bibliotecas Escolares contarão com outras atividades de colaboração com os diferentes níveis de ensino, sobre a efeméride.
Este Projeto, (RE)Mar, surgiu na sequência da candidatura (RE)Ler desenvolvida pela RBE, tendo sido selecionadas as Bibliotecas Escolares do Agrupamento.
O projeto permite diversificar e aumentar a capacidade de intervenção da Biblioteca Escolar, junto dos alunos mais frágeis, dar resposta a exigências prementes, no campo da literacia da leitura e da escrita, suprindo dificuldades de aprendizagem, bem como articular com parcerias locais que, conjuntamente, levem à retoma do trabalho presencial em aula, recuperando aprendizagens, ritmos de trabalho e convívio social.
Foi integrado do Projeto, a turma B do 3º ano da Escola EB nº 1, da docente Titular, Rute Torres, contando com a orientação pedagógica, da docente e mediadora de leitura, Paula Cusati, que já deu início às sessões periódicas com a turma.
De referir a alegria e a boa receção dos alunos à atividade, na primeira e na segunda aula, como um bom indicador para novas aprendizagens na escrita e na leitura!
No âmbito do Projeto, foi efetuada a articulação com as parcerias, CAS/ Serviço Educativo e Associação Cabo Verdiana, tendo sido desenvolvidas atividades de leitura com esta turma, tanto no tema do Mar, como na Multiculturalidade/Interculturalidade. Associação explorou a obra A Ovelhinha Preta de Elizabeth Shaw, abordando os valores da diferença de culturas e da inclusão.
Maria de Fátima Nunes
PARCERIA ASSOCIAÇÃO CABO VERDIANA DE SINES
No âmbito do Projeto, foi efetuada a articulação com a parceria, Associação Cabo Verdiana, tendo sido desenvolvidas atividades de leitura com esta turma, sobre o tema da Multiculturalidade/Interculturalidade. A Associação explorou a obra A Ovelhinha Preta de Elizabeth Shaw, abordando os valores da diferença de culturas e da inclusão. A atividade realizou-se de um aforma muito participativa e interessada envolvendo os alunos na temática.
No mês de Dezembro foi a vez de trabalhar a obra, O Regresso da Baleia, obra que os alunos gostaram muito, explorando a história e criando uma enorme chuva de ideias a partir da mesma.
Em Janeiro, depois de umas férias prolongadas, até se verificaram alguns avanços na leitura e na escrita. Foi trabalhada a obra – Madeline Fiin – Cão da Biblioteca -, reforçando através do tema, a leitura e a escrita, tendo os alunos criado e lido/partilhado a sua própria história.
O MENINO GRITOU PARA DENTRO, de Ana Ventura.
No dia 10 de fevereiro, a responsável pelas Bibliotecas Escolares, professora Fátima Nunes, apresentou a obra O Menino Gritou para Dentro. A obra, no âmbito das emoções, sensibiliza para as emoções, o sentimentos e os medos, com o objetivo de consciencializar os alunos para saber lidar com as situações menos fáceis “… porque há alturas em que a vida é mesmo difícil e não corre bem.”
A professora bibliotecária, apoiou a atividade da turma, tendo os alunos ilustrado imagens relativas à obra e referido alguns dos seus medos.
Maria de Fátima Nunes
Hoje dia 17 de março, houve mais uma sessão do Projeto RE(Mar), com a presença habitual de Paula Cusati, para novas leituras. Desta vez, trouxe, para os alunos, os livros, A Biblioteca é um Lugar Onde Cabe toda a Gente e, Na Minha Casa Somos Sete, de Cristina Taquelin.
Foi desenvolvida uma Oficina de Leitura, também alusiva ao dia do Pai e, posteriormente uma Oficina de Escrita orientada. Os alunos como maiores dificuldades foram apoiados na escrita, pelas professora titular, professora de apoio e docentes bibliotecárias. No final foram lidos os textos produzidos pelos alunos.
A Escola Básica Nº 2, depois de ter sofrido obras de reestruturação, abriu neste ano letivo, com um novo espaço, destinado a Bibliotecas Escolar. A docente Maria Cristina Costa, a exercer funções na Biblioteca, desenvolveu uma atividade, promovida pela BE, para desenvolvimento do tema “Saber Estar”, em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, abordando as regras de funcionamento na BE, promovendo a leitura da obra Boas Maneiras na Biblioteca de Carrie Finn e ilustrações de Chris Lensch e mostra de imagens para consolidar a aprendizagem.