MÁSCARA

Na disciplina de DAC – Português/HGP do 2º ciclo e relativamente à abordagem do Texto Dramático, foi dinamizada uma atividade relacionada com o uso da máscara. Assim, foi efetuada a intertextualidade entre a abordagem da obra “Os Piratas”, de Manuel António Pina e a arte teatral na Grécia Antiga, em que os atores usavam a máscara, para melhor representarem os seus personagens, bem como os diversos fins do seu uso ao longo da História, quer na arte, rituais profanos e religiosos, na guerra, como defesa, quer na saúde e proteção, ligada às grandes pandemias.

O uso da máscara serviu de base, também, à contextualização com o atual momento em que vivemos, tendo os alunos sido convidados a construir e ilustrar a seu gosto, as suas máscaras e a usar na “Tertúlia Literária”, na última aula, como forma de exemplo a seguir – turmas de 6º ano A, B, F, G e H. Sendo que as turmas A e B, são da responsabilidade da docente Dulce Lourenço, as turmas F e G, da responsabilidade da docente Margarida Gorgulho e H, da docente Fátima Nunes.

Maria de Fátima Nunes

Hora do Conto na EB/JI do Porto Covo

Na passada sexta-feira, dia 12 de junho de 2020, realizou-se no pátio da Escola de Porto Covo, a Hora do Conto, dinamizada pela Biblioteca Escolar. As turmas, PE11 – Educadora Madalena e PE12 – Educadora Susana, participaram com entusiasmo na leitura da obra: “O espelho mágico” de António Torrado.

A Interculturalidade vem à Escola

“A INTERCULTURALIDADE VAI À ESCOLA” No âmbito da atividade, a “Interculturalidade vai à Escola”, foram realizadas ao longo ano, sessões pela parceria, Associação Cabo Verdiana de Sines, para as turmas do 2º e 3º ciclos em articulação com as Bibliotecas Escolares, disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e Diretores de Turma. Dado o contexto do Covid 19, foi impossível realizar a atividade com as restantes turmas, E, F e H, em registo presencial, pelo que a Associação nos convidou, enviando um pequeno vídeo, para a sua realização, através da plataforma ZOOM, tendo em conta o contexto E@D. Desta forma, foi possível debater o tema da Interculturalidade, com as turmas, E, F e H, no horário de DTAL, pelos respetivos docentes, tendo a coordenadora das Bibliotecas Escolares participado no encontro das turmas F e H.